No que você precisa investir para ter uma rotina muito mais produtiva?

 

Administrar um negócio não é uma das tarefas mais fáceis, é necessário muita dedicação e comprometimento dos gestores.
Controlar o estoque, administrar a equipe, atender clientes, realizar cobranças, cuidar do marketing (tarefa que poucos realizam e que diferencia um negócio de sucesso de mais um no mercado), essas são algumas das dezenas de atividades que uma empresa fazer todo dia para conquistar e fidelizar clientes.

Isso tudo já parece bem complexo em uma empresa com setores distribuídos para cada atividade, imagine em uma clínica veterinária onde, na maioria das vezes, o gestor além de cuidar de tudo isso, precisa atender seus clientes diretamente?

Tem que ser herói!

Imagine só um vendedor que além de se preocupar em atender os clientes precisa ligar para os fornecedores e negociar um desconto, checar os pagamentos da equipe, comissões, tratar de uma devolução de produto, idealizar as inovações e metas para o próximo ano, e se sobrar tempo, vender…

rotina mais produtiva 1

Esses são desafios que empreendedores sempre terão pela frente, a forma em que serão encarados irá diferenciar o sucesso do stress que poderá levar tudo a perder.

Por sua própria natureza, empresas de pequeno e médio porte precisam se adaptar e corresponder ainda mais rápido as necessidades do mercado, que tende cada vez a ficar mais concorrido. Você já deve ter notado isso, uma nova clínica é inaugurada a cada instante, um novo restaurante, uma loja de calçados…
Mas, isso não quer dizer que grandes empresas estão imunes aos efeitos das tendências de mercado.
Quer ver só?

No final da década de 90, a Kodak, lembra dela? Tinha cerca de 170 mil funcionários e era responsável por comercializar mais de 80% do papel fotográfico utilizado no mundo.
Quando as primeiras câmeras digitais começaram a ser comercializadas com preço acessível, a Kodak tinha certeza que a moda não iria pegar, e que as pessoas iriam preferir ver as fotos reveladas em papel ao compartilhar álbuns digitais. Em poucos anos seu modelo de negócio foi perdendo força e a empresa decretou falência.

Quem poderia esperar isso? Uma empresa tão estruturada falir?

Trazendo a história para os dias atuais, temos o Uber, a maior frota de taxis do mundo sem ter um carro sequer. Qual o segredo? Um software de gestão que encontra o motorista, projeta o caminho mais curto e realiza o pagamento.
A taxa de inovação vem acelerando de uma forma que não conseguimos mensurar, o que podemos afirmar é que softwares cada vez mais estão impactando a grande maioria dos negócios e que nenhuma área estará imune.

imagem 2

Em 2006, a impressora 3D de menor custo no mercado era vendida a US$18.000,00; hoje conseguimos encontrar uma impressora 10x mais rápida por cerca de US$400.
Grandes empresas do ramo de calçados já começaram a utilizar impressoras 3D, e estima-se que até 2027, 10% do que for produzido terá origem de impressoras em 3 dimensões.
Qual o segredo de tudo isso?

Software.
Com a tecnologia, as futuras inovações serão muito mais rápidas do que as que acompanhamos no passado, a necessidade de se fazer mais com menos é cada vez mais constante.

Produtividade: Fazer mais com menos

rotina mais produtiva 3

Já ouviu falar em Lei de Pareto?
A lei de Pareto ou princípio 80/20 é algo que aprendi uma vez e levo até hoje como fundamental quando se fala em produtividade.
Foi criada por um economista italiano chamado Vilfredo Pareto e diz basicamente que 80% de qualquer resultado advêm de 20% de esforço. Vendo assim não nos passa tanta credibilidade, fácil demais para ser verdade, mas vamos a alguns exemplos:

Já parou para pensar que 80% da sua renda vai para 20% dos seus gastos?
Em 80% das vezes nós usamos apenas 20% das nossas roupas,
80% da poluição mundial é causada por 20% dos países, ou que 80% da receita de uma empresa é gerada por apenas 20% dos clientes? A proporção pode variar entre 85/15 ou 75/25 e raramente passa disso.

São teorias como essa que quando trazemos para a prática em nosso dia-dia conseguimos entender o porquê algumas pessoas conseguem realizar tantas tarefas de uma só vez em uma forma efetiva e outras não tanto.

rotina mais produtiva 4

Aplicando o princípio 80/20 em nosso cotidiano conseguimos:

  • Controlar nossa rotina
  • Melhorar a produtividade
  • Ter mais tempo para atividades que nos trazem prazer como hobbies, família e amigos

Quando estamos buscando gerenciar nosso tempo no fundo queremos aproveitar melhor o tempo que temos.

O ideal é aprendermos a identificar o que é prioritário, e assim acrescentamos mais valor em nossa vida pessoal e profissional.

Você deve estar pensando: Nossa! Isso realmente acontece, mas…

Como vou parar minhas atividades para pensar em como utilizar melhor meu tempo, analisar tudo que faço e levantar aquilo que é mais importante???

A teoria de que 80% de qualquer resultado, procede de 20% de esforço é real mas terei de fechar minha clínica por um mês para repensar em como aplicar isso tudo! Rs…

É exatamente essa filosofia que os softwares de gestão tem como base, o sistema do Uber ou de uma impressora 3D nasce com o mesmo propósito: fazer mais com menos. Trabalhar de uma forma tão simples que o usuário acabe nem percebendo tudo que está acontecendo.

É por isso que hoje os softwares de gestão se tornaram simplesmente vitais.

Eles têm como objetivo organizar tudo relativo a um negócio, administrar, controlar e principalmente apresentar informações para tomada de decisão.
Tudo isso ocorre graças a um banco de dados que armazena as informações da forma que levaríamos meses para organizar.

rotina mais produtiva 5

Muitas pessoas ainda não conhecem ou acreditam que sistemas completos de gestão são privilegio apenas para grandes empresas, quando na verdade as pequenas e médias tem toda condição de ter.

  • Ter um sistema de gestão é um diferencial para aquela pequena ou média empresa em meio ao grande número de concorrentes.
    A partir da utilização de sistemas, aquele método de trabalho que até então era controlado no papel ou levava horas para finalizar, pode ser obtido em milésimos de segundos.Algumas das vantagens de um software de gestão:Confiabilidade
    • Velocidade
    • Veracidade
    • Organização
    • Redução de custos
    • Maior produtividade

 

Sistema de gestão para negócios veterinários

Os softwares de gestão chegaram para atender a todas as áreas, e o ramo veterinário (chegamos no ponto mais importante) que tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos não poderia ficar de fora.
Foi pensando em todas essas vantagens e na necessidade do setor em fazer mais com menos, melhorar a qualidade dos serviços, organização, reduzir erros e consequentemente custos que o Sistema Bensvet nasceu.
A missão é de suprir as necessidades do veterinário e fazer da rotina administrativa uma tarefa simples e automatizada.
Com isso, o Sistema Bensvet vem sendo hoje um dos sistemas mais procurados para a gestão de clínicas, laboratórios, hospitais e autônomos.

bens vet

Cadastro de clientes, animais, fichas clínicas, pagamentos, entradas e saídas, aviso automático de vacinas por e-mail, modelos de animais em 3D são alguns dos controles oferecidos pelo Sistema Bensvet de forma simples e funcional.
Três ótimas dicas para justificar quando o cliente pede desconto

Sabemos que os veterinários sofrem muito com as chamadas “pechinchas”, clientes questionando o valor de um atendimento ou mandando um whatsapp buscando uma consulta rápida e gratuita.
Será que ele sabe o quanto você investiu de tempo e dinheiro em sua carreira? Toda essa dedicação não tem preço, você se dedicou uma grande parte da sua vida para ter de explicar o porquê uma consulta não pode ser gratuita, ou o motivo de se cobrar a aplicação de uma vacina.

  1. Experimente substituir a ficha deste cliente que antes estava no papel, por um cadastro digital.

 

  1. Antes de uma cirurgia nada de desenhar em um bloquinho para ilustrar ao cliente o que será realizado, experimente chamá-lo até sua sala e apresentar um modelo anatômico em 3d do animal diretamente do notebook.

 

  1. Realize uma consulta a domicílio e substitua o papel por um tablet conectado a seu sistema de gestão, informe ao cliente que ele não precisa anotar na geladeira o dia da próxima vacina, diga a ele que seu sistema de gestão irá enviar automaticamente um e-mail de aviso na data certa!

Valorize seu trabalho, mostre ao cliente que você é diferente da concorrência, pode ter certeza que ele jamais irá questionar o valor de uma consulta visto a tecnologia que você está oferecendo a ele.
Sistema de gestão além de facilitar sua rotina, com toda a certeza irá auxiliar o seu negócio a atingir um novo patamar.

E você, já tem um sistema de gestão veterinária trabalhando pelo seu negócio?

Independente da resposta ser sim ou não, convido você a solicitar uma demonstração do nosso sistema veterinário, o Sistema Bensvet.

Vídeo de demo do bens vet
Você pode testar por até 10 dias gratuitos e ainda ter todo suporte para tirar dúvidas.

Bom, espero que esse artigo tenha te ajudado a olhar de um jeito diferente para sistemas e softwares de gestão, se a sua impressão era de que isso é uma coisa complicada e cara (eu garanto que não é), faça você mesmo o teste. Começe pelo BensVET, solicite a demonstração gratuita, tire suas duvidas conosco. Ele será o seu braço direito!

Como a Valéria Melo, idealizadora do Veterinário de Sucesso, gosta de dizer:

“Procure meios que te façam o seu negócio trabalhar por você, trabalhe o negócio e não no negócio”

Um forte abraço,

 

Daniel Pazzoto

Relacionamentos Especiais

Equipe Ambplan

4 comentários em “No que você precisa investir para ter uma rotina muito mais produtiva?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *